segunda-feira, 14 de março de 2011

Tricomoníase

É a doença sexualmente transmissível (DST) mais comum, sendo que 90% dos infectados são de baixa renda. Pode afetar ambos os sexos, porém a sua forma sintomática é mais comum nas mulheres .É causada por um protozoário o Trichonomas vaginalis que se aloja na vagina feminina e na uretra masculina onde passa a viver como parasita.

O T.vaginalis não se apresenta na forma cística somente na forma trofozoíta, possui quatro flagelos anteriores e um recorrente, proveniente do axóstilo. É uninuclear, anaeróbio facultativo e reproduz-se através de Divisão Binária.

TRANSMISSÃO


A forma de infecção mais comum é através do contato sexual(O homem se comporta como vetor, onde no momento da ejaculação o parasita é levado à vagina feminina). Outra forma de infecção é durante o parto (mãe-filho) ou através do compartilhamento de roupas e objetos íntimos.

Os principais sintomas no homem são corrimento uretral e irritação ao urinar ou ejacular.Na mulher ocorre disúria, corrimento amarelado ou amarelo-esverdeado bolhoso com odor desagradável e dor no baixo abdome.

PREVENÇÃO E TRATAMENTO

A prevenção é feita usando-se preservativo (camisinha) tanto a masculina quanto a feminina e evitando-se o contato intimo com objetos contaminados. Já o tratamento é através de derivados nitroimidazólicos, metronidazol,jinidazol. É importante lembrar que o tratamento não gera imunidade, sendo possível uma reinfecção.



quinta-feira, 3 de março de 2011

Giardíase: O que é?

 
A Giardíase é uma infecção causada pelo parasito Giárdia lambia que se desenvolve no intestino delgado. É mais comum em crianças e em locais sem um eficiente saneamento básico.
O parasito é eliminado nas fezes em sua forma cística, e assim é transmitido de uma pessoa para outra. A transmissão pode ser direta quando em parceiros sexuais ou indireta através da ingestão de água e alimentos contaminados.
Quando os cistos são ingeridos, as enzimas digestivas provocam o desencistamento, originando os trofozóitos que podem ficar na luz do intestino ou se fixarem na parede duodenal, impedindo a absorção de nutrientes e provocando desnutrição.
Os principais sintomas da doença são: evacuações líquidas ou pastosas, náuseas, cólicas abdominais, perda de peso e flatulência, estes surgem uma ou duas semanas após a infecção. O diagnóstico é feito através de exames de fezes, onde são observados a presença do parasito em suas duas formas: A cística e/ou a trofozoíta.
PREVENÇÃO E TRATAMENTO
A prevenção é feita com uma boa higienização, lavando bem os alimentos e as mãos. A água deve ser filtrada ou fervida. Já o tratamento é através de medicamentos, dentre eles podemos citar o metronidazol.