quinta-feira, 28 de abril de 2011

Tricuríase
A Tricuríase é uma parasitose provocada por um nematelminto em forma de chicote, o Trichuris trichiura este possui a parte anterior 2/3 maior que a posterior. Quando adulto seu comprimento pode chegar até a 5 cm, apresentam porém dimorfismo sexual onde os machos são menores que as fêmeas. Os ovos assemelham-se a um barril possuindo uma casca externa vitelina e uma interna lipídica. O clima quente e úmido favorece o embrionamento dos ovos do verme. Estima-se que aproximadamente 903 milhões de pessoas no mundo estejam infectados.
A transmissão se dá através da ingestão de alimentos e água contaminados pelos ovos do verme. O Trichuris trichiura habita o intestino grosso, nesse tecido penetra nas células epiteliais para que após certo período possam se tornar adultos e produzir novos ovos.
SINTOMAS
A maioria dos casos é assintomática no inicio, porém com a evolução da doença devido ao aumento do número de vermes os sintomas começam a surgir. Entre eles podemos citar: o aumento do peristaltismo (reduzindo assim absorção de nutrientes e gerando desnutrição), disenteria, sangue nas fezes e em casos mais graves prolapso retal. O diagnóstico é feito através de exames de fezes.
PREVENÇÃO E TRATAMENTO
A melhor forma de prevenção é a educação sanitária através da construção de fossas sépticas e da lavagem das mãos antes de tocar alimentos. O tratamento é através de medicamentos como Medendazol e Albendazol.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Ascaridíase



A Ascaridíase é causada pela contaminação do helminto Ascaris lumbricoides que se aloja no intestino delgado. Segundo a OMS (1984) um milhão de pessoas estão infestadas por esse verme no mundo.

O verme é popularmente conhecido como lombriga, tem o corpo alongado e cilíndrico e apresenta dimorfismo sexual, onde as fêmeas tem a parte terminal reta e arredondada, enquanto os machos tem a extremidade posterior encurvada com uma estrutura chamada espículo que é usado na reprodução.

A contaminação ocorre através da ingestão de ovos que são encontrados no solo, água ou alimentos contaminados por fezes humanas. Após a ingestão o verme chega ao intestino delgado onde irá liberar larva que atravessam a mucosa intestinal migrando para os vasos sanguíneos e linfáticos, o que permite sua expansão no organismo. A reprodução ocorre no intestino delgado sendo liberados 200 mil ovos não-embrionados/dia. A duração de vida do verme adulto chega há aproximadamente 12 meses.

SINTOMAS E DIAGNÓSTICO

Os principais sintomas são, quando em grandes números de vermes, obstrução intestinal e problemas respiratórios devido ao ciclo pulmonar da larva. No entanto a maioria dos infectados não apresenta sintomatologia.

O diagnóstico pode ser clínico quando se observa a expulsão dos parasitas ou laboratoriais através da coleta de fezes que apresentam ovos do verme.

TRATAMENTO E PREVENÇÃO

 
O tratamento se da através do uso de medicamentos e da adoção de medidas de higiene. Para se prevenir da verminose deve-se ingerir somente água tratada, lavar bem os alimentos e as mãos e evitar defecar em locais inapropriados.